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Detalhe da UFCD

10647 - Dimensão gráfica e alfabeto em português para utilizadores de outros sistemas de escrita
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Dimensão gráfica e alfabeto em português para utilizadores de outros sistemas de escrita
Código:
10647
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar as 26 letras do alfabeto latino utilizadas na escrita em português.
  • Nomear as 26 letras do alfabeto.
  • Identificar as 26 letras em diferentes formas (maiúscula/minúscula) e tipos.
  • Estabelecer relações grafema-fonema.
  • Estabelecer relações grafema-fonema em contextos de ditongação, hiato e em grupos consonânticos.
  • Identificar diacríticos e a sua função.
  • Identificar sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita e a sua função.
  • Escrever as diferentes letras em maiúscula e minúscula.
  • Escrever diacríticos, sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Orientação da escrita no sistema alfabético latino
  • Alfabeto
    • As 26 letras utilizadas na escrita em português: vogais e consoantes
    • Nome das letras em português
    • Representação gráfica maiúscula das 26 letras
    • Representação gráfica minúscula das 26 letras
    • Representação gráfica em diferentes tipos e fontes
  • Relações fonema-grafema
    • Relações unívocas entre letras e sons (por exemplo, <t>, <b>, <v>)
    • Casos de relações de um grafema para vários sons (por exemplo, <c>, <e>, <x>, <s>)
    • Casos de vários grafemas para o mesmo som (por exemplo, o som [s])
    • Casos de grafemas sem valor sonoro associado isoladamente (por exemplo <h>) ou em contextos específicos (por exemplo, <u> em que vs qual)
    • Sons representados por dígrafos (por exemplo, <lh>, <nh>)
    • Ditongos orais e nasais e hiatos
    • Grupos consonânticos em posição inicial de sílaba (por exemplo <placa>)
    • Grupos consonânticos em sílabas distintas (por exemplo <esta>)
  • Diacríticos e a sua função
    • Acentos gráficos: acento grave, acento agudo, acento circunflexo – relação com fonemas e valor (por exemplo, através do recurso a pares mínimos como <fábrica>, <fabrica>)
    • Outros diacríticos: til, trema, cedilha, hífen e apóstrofo – valores e funções.
  • Sinais de pontuação
    • Ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula, reticências e travessão
    • Exemplos de uso dos diferentes sinais de pontuação
  • Sinais auxiliares de escrita
    • Parênteses retos [ [ ] ], parênteses curvos [( )], aspas [« »], aspas altas[ “ ” ], asterisco [ * ], cardinal [ # ], barra oblíqua ( / ) e chaveta [ { } ]
    • Exemplos de uso dos diferentes sinais auxiliares de escrita
  • Representação gráfica da escrita e caligrafia
    • Escrita manuscrita de maiúsculas e minúsculas
    • Escrita em letra de imprensa de maiúsculas e minúsculas
    • Escrita dos diacríticos, sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita
Histórico de Alterações

(*) 2020-02-15   Criação de UFCD.